terça-feira, 17 de julho de 2012

O gás que deixa a voz grossa


Quando falamos em densidade, devemos lembrar que trata-se de uma propriedade específica da matéria, ou seja, uma propriedade que cada material possui e que serve para identificar uma substância. Além da densidade podemos identificar uma substãncia através do seu Ponto de Fusão e Ebulição. Estamos falando da "carteira de identificação" ou "carteira de identidade" de cada substância.

Este video abaixo mostra a densidade de dois gases incolores, e por isso fica bastante interessante, pois como os gases são transparentes não podemos enxergá-los, mas isso não quer dizer que não existam e não possuam propriedades específicas.

Estou falando do  Hexafluoreto de Enxofre, formado por um átomo de enxofre rodeado por seis átomos de fúor. Este gás sintético é bem conhecido, pois  foi mostrado em vários programas de TV....a pessoa inala o gás e o som da sua voz fica mais grave (grossa), efeito esse  contrário ao obtido com o gás hélio, que deixa a voz aguda (fina). E isso acontece devido sua densidade ser cerca de 5 vezes maior que a do ar, a qual acaba por dimuir a velocidade de propagação das ondas vocais e alterando por completo a sua frequência.


Agora curta o video e observem esta propriedade específica da matéria chamada densidade. 1 mol de abraços ! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.